terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

António Lobo Antunes


António Lobo Antunes,


Nascido em Lisboa, em 1 de Setembro de 1942. É licenciado em Medicina com especialização em Psiquiatria. Esteve destacado em Angola, entre1970 e 1973, durante a fase final da guerra colonial portuguesa. A sua experiência de guerra inspirou muitos dos seus livros. Quando regressou a Portugal, trabalhou no hospital psiquiátrico Miguel Bombarda.Actualmente vive em Lisboa, mas já não exerce medicina, dedicando-se em exclusivo à escrita.
Foi distinguido com vários prémios e nomeações, entre eles a Grande Ordem de Santiago de Espanha, e também galardoado com o Prémio José Danoso atribuído pela Universidade Chilena de Talca. Inaugura em Nelas uma rua com seu nome e mais tarde também a biblioteca municipal. É Laureado com o Prémio France Culture. O seu nome é apontado como sendo um dos candidatos ao prémio Nobel da Literatura.
Recebe também o Prémio de Literatura Europeia do Austríaco, em 2007 recebe o Prémio Pablo Neruda e também o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, é-lhe atribuído o Prémio Camões, o mais importante galardão literário de Língua Portuguesa. No mesmo ano é-lhe diagnosticado cancro do intestino, doença que ultrapassou com bastante êxito. António Lobo Antunes escreveu em 2009 o seu penúltimo romance ficando a promessa do último para 2011.





"Só vale a pena escrever quando nos é inconcebivel, porque ler dá muito mais prazer. O leitor tinha que vir na capa do livro não o escritor, um livro bom é aquele que só foi escrito para mim."



Zélia Morais

09/02/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário