domingo, 18 de outubro de 2009

Matemática para a Vida ao ar livre

No simpático dia 4 de Agosto tivemos uma sessão de Matemática para a Vida um pouco diferente, fomos passar a tarde à praia fluvial de Ferreirós do Dão. Pelas 12 horas, nós, os formandos do curso de Geriatria acompanhados da Mediadora Clara Alexandre e dos Formadores Nuno Pais e Joana Cardoso partimos em direcção a esse local. Conforme combinado, antecipadamente, levamos também o farnel que partilhamos e saboreamos à hora do almoço.
Com a organização desta actividade pretendeu-se ver a Matemática, nem que por um dia, de um modo mais divertido; desenvolver o gosto pela mesma; encarar a Matemática como uma actividade lúdica, brincando, experimentando, explorando e exercitando o cálculo mental; criar oportunidade para, em convívio, os Formandos/ Formadores falarem e comunicarem matematicando; desenvolver o cálculo mental e o pensamento lógico; despertar a curiosidade Matemática, bem como exercitar a capacidade de pensar e de raciocinar.
Para tal, utilizamos alguns jogos tais como: pirâmide das bolas; puzzle da serpente; bola encarcerada; tangram; torre de Hanói; ferraduras; quebra-cabeças da cruz; gémeos; big bang; lox in box; jogo dos pares; dominó; baralho de cartas.
Espalhamos as nossas mantas no chão, junto à sombra das árvores e às águas do rio Dão, dividimo-nos em pequenos grupos e fomos explorando e descobrindo cada um dos jogos/ desafios que a formadora de Matemática para a vida preparou para nós.
Foi uma tarde muito quente e vivida de uma forma diferente, gostamos bastante e queremos repetir…


















3 comentários:

  1. Os meus parabéns ao excelente trabalho efectuado pela Formadora de MV , Joana Cardoso, que consegue fazer da Matemática maravilhas... Esta iniciativa é ela própria prova disso mesmo!

    ResponderEliminar
  2. foi um dia em grande... beijinho para os formadores e colegas

    ResponderEliminar
  3. A Dra. Joana é unica.
    Espero que continue sempre com essa boa
    disposição.

    ResponderEliminar