terça-feira, 16 de março de 2010

Mudança de hábitos comportamentais no idoso frente a doenças crónicas

A geriatria aborda as doenças relacionadas à terceira idade e procura a prevenção destas.

As doenças mais comuns na terceira idade são: diabetes, hipertensão arterial, infecção urinária, doenças músculo-esqueléticas, entre outras.

O termo doença crónica é usada para designar patologias, que persistem e necessitam de cuidados permanentes. Estas doenças causam impacto a nível social e económico.

A pessoa necessita criar hábitos de vida, fazer tratamentos medicamentosos e aprender a lidar com a incapacidade caso não seja possível a recuperação total.

A maioria das doenças crónicas são associadas ou causadas por uma combinação de factores sociais, culturais, ambientais e comportamentais, que causam sobrecarga substancial para a saúde, provocam impacto económico e deterioram a qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidades.

Os idosos constituem a população mais afectada pelas doenças crónicas, mas não transmissíveis.

A inactividade física é um dos factores de risco mais importantes para as doenças crónicas associadas a dieta inadequada e ao tabaco, que é bastante comum nos idosos.

Os principais benefícios biológicos, psicológicos e sociais proporcionados pelo desempenho da actividade física e prática social são o melhor funcionamento corporal, diminuindo as perdas funcionais, favorecendo preservação da independência, a ampliação do contacto social e diminuição da ansiedade, do stress, e melhora o estado do humor e a auto-estima. As práticas corporais mais comuns são: caminhar, natação, hidroginástica, dançar entre outros.

Em relação à alimentação da pessoa idosa, requerem-se cuidados alimentares específicos. O idoso deve fazer uma alimentação saudável, com pouco sal e incluir produtos energéticos como arroz, cereais e muitos legumes, não esquecendo de beber muita água que é fundamental para o idoso não desidratar e ter um bom funcionamento do organismo.

Muitas vezes os idosos não tem noção das doenças crónicas e dos efeitos da medicação que fazem, por isso devem ser alertados e acompanhados por cuidadores e médicos para melhorar a sua qualidade de vida.

Conclusão

Algumas actividades em grupos de prática corporal e actividades físicas tornam-se terapêuticas, como caminhadas e práticas lúdicas. As actividades culturais possibilitam o reencontro dos idosos nos seus papéis sociais, bem como a manutenção da sua identidade. O investimento na melhoria das condições de vida da população, controle das doenças, aumento da quantidade de indivíduos imunizados, nutrição e educação em saúde, atingem a um maior número de idosos, dessa maneira aumenta a expectativa de vida.

Patologia e efeitos psicossociais da hospitalização do idoso

Trabalho realizado por:

Paula Oliveira

Elisabete Oliveira

Susana Campos.

Sem comentários:

Enviar um comentário