sexta-feira, 19 de março de 2010

Actividade Integradora : Sessões de Educação para a Saúde" - O início


No âmbito de uma das varias sessões de preparação da Actividade Integradora " Sessões de Educação para a Saúde" foi desenvolvida uma actividade em grupo. Tratou-se de um jogo didáctico, em que cada grupo representou, em forma de teatro, a refeição de uma ou várias famílias portuguesas, e os outros grupos tinham de adivinhar o problema alimentar presente na família representada.
Foi um momento muito instrutivo e muito divertido, pois todos os grupos foram bastante criativos, empenhados, criaram a sua própria peça de teatro, que para além de serem divertidas conseguiram passaram correctamente as mensagens pretendidas.
O grupo constituído pela Ana Lúcia Pereira, Susana Oliveira, Cristina Duarte e Allen Cortez, representaram a família Almeida, cujo problema de saúde identificado pelos restantes colegas foi “uma familia com muito “apetite”. Então, eles criaram uma peça de teatro onde representaram que esta família não “come para viver”, mas “vive para comer”. De uma forma geral, a historia era a seguinte: os Almeida não têm propriamente horários de refeições, pois para além do pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar, “depenicam” o dia inteiro; petisco aqui, petisco acolá, tudo bem condimentado. Após uma refeição, sentam-se no sofá, a ver televisão e a dormitar, à espera da refeição seguinte. Já estão a imaginar o que é que a balança dos Almeida tem sofrido…Até lhe doem as costas de suportar tanto peso!
A actividade integradora promete!!!




O grupo constituído pela Elisabete Oliveira, Paula Oliveira, Ana Sofia Ribeiro, Zélia Morais, Susana Campos, representaram a família Fonseca, cujo problema de saúde identificado pelos restantes colegas foi “uma familia com a mania das dietas”. Então, eles criaram uma peça de teatro onde representaram que esta família está constantemente a falar de comida, mas não é porque comem muito, mas sim, porque têm medo de comer! De uma forma geral, a historia dramatizada consistiu em demonstrar que esta família, não tinha prazer nenhum em comer (ou, se têm, disfarçam muito bem). Tudo o que comem é cuidadosamente medido e pesado, com medo das calorias que possa conter. Primeiro, eram as mulheres da família que só pensavam em produtos e saladas, mas a moda agora já passou para os homens lá de casa. Para além disso, os Fonseca passam a vida a fazer e a desfazer as ditas dietas. Numa semana: só comem legumes; na semana seguinte: só comem cereais integrais! É claro que, neste jogo de ioiô, o corpo sente-se mal…








O grupo constituído pela Graça Almeida, Liliana Neves, Patrícia Cunha e Laura Tomás, representaram a família Silva, cujo problema de saúde identificado pelos restantes colegas foi “uma família que se esquece de comer frutas e legumes”. Então, eles criaram uma peça de teatro onde representaram que esta família está sempre com pressa. Para eles, comer não é uma prioridade, é uma obrigação! Para resolverem o problema, encontraram uma solução rápida e aparentemente
eficaz: as comidas de pacote. Produtos frescos é coisa que vêem muito raramente (quando o rei faz anos ou quando vão a casa da avó, porque lá há sempre sopa). O resultado de tanta pressa e descuido nas refeições reflecte-se no facto desta família estar muitas vezes doente, claro, e não são propriamente um poço de boa
disposição.

Sem comentários:

Enviar um comentário